Materiais para evangelização de crianças

9 de março de 2012

Aquela menina que conheci e as crianças do Brasil

"... e levaram crianças a Jesus para que ele as abençoasse." Lucas 18:15a

Ainda me lembro do dia em que cheguei em Morro do Chapéu/BA.
Era uma tarde fria no fim de junho/2008.
Minha idéia sobre a Bahia era tão diferente! Acreditava que seria feriado e calor quase todos os dias... idéia típica de quem nada conhece daquela terra.
Andei pelas ruas conhecendo o local onde iria trabalhar e morar, observava as pessoas, os costumes.
Tudo tão novo, tudo tão diferente!
Os dias passaram e o trabalho iniciou-se com a Trans (Operação Missionária Jesus Transforma da JMN).
Muitas casas a visitar, muita gente a evangelizar, muitas crianças a ganhar.
A. era uma menina tímida, pouco falava, um semblante fechado que parecia esconder alguma tristeza.
Na casa de sua avó iniciamos estudos bíblicos.
A sala da casa ficava cheia para ouvir o que tínhamos a falar. Ela ficava sentada sempre no cantinho e muito quieta, porém atenta a tudo. Naquela época ela tinha somente 10 anos.
Depois de algum tempo iniciamos os cultos públicos no templo e esta menina era sempre uma das primeiras a chegar. Pouco a pouco a amizade entre nós foi crescendo porque ela sempre demonstrava um interesse muito grande em conhecer as coisas de Deus, as histórias bíblicas, gostava de aprender músicas e com dificuldade memorizava os versículos.
Começou a levar junto com ela sua irmã menor e também seus primos e vizinhos.
As atividades começavam às 08:30h, mas quando eu chegava às 08:00h ela já estava sentada à porta aguardando nossa chegada.
Durante estas muitas esperas pelas outras crianças, sentávamos juntas e conversávamos sobre a vida.
Falávamos sobre tudo: família, escola, as crianças do bairro, os problemas da cidade e do povo, sobre sonhos, sobre brincadeiras e sobre Jesus.
Muitas vezes ela me perguntava como eu tinha conhecido Jesus ou alguma coisa relacionada com a igreja e eu contava a ela. Ela, por sua vez, sempre lembrava do dia que os amarelinhos* bateram na porta de sua casa. E ria muito quando lembrava que a primeira vez que os viu pensou que fosse alguém do Programa Bolsa Família vindo dar alguma coisa.
A. recebeu Jesus em seu coração durante os estudos bíblicos na casa da sua avó. Foi discipulada na igreja e batizada em agosto de 2010.
Quando me lembro dela sinto saudades do sorriso que se formou em seu rosto depois que aceitou Jesus. Sorriso que muitas vezes não conseguia conter porque sempre falava que sentia-se feliz.
Lembro-me dela presente nos cultos de oração, nas reuniões de oração das mulheres, na EBD, na direção dos cultos, na participação no grupo de louvor, de seu comprometimento com as coisas de Deus. Lembro-me dela, semana após semana, orando para que seus pais viessem a receber Jesus em seu coração.
Lembro-me com alegria do dia 14 de agosto/2011 quando sua mãe fez uma decisão ao lado de Jesus. Lágrimas correram de seus olhos e eu perguntei porque ela estava chorando. Sem hesitar ela me disse que estava chorando de alegria porque Deus havia respondido sua oração antiga. Uma menina tendo algo antigo em oração...
Nunca vi demonstração de tamanha fé!
Ah! Como seria maravilhoso se todas as crianças do Brasil tivessem a mesma oportunidade!
Mas quando ando nas ruas, vejo muitas delas pedindo esmolas, outras no sinal de trânsito e vagando sem rumo, centenas envolvidas com o crack.
Olho para os noticiários e sou informada que crianças estão abandonadas, jogadas no lixo, sofrendo agressões de toda sorte, estão desamparadas.
Novamente minha mente volta a Morro do Chapéu/BA.
Lembro-me do dia que anunciei que estava indo embora para outro estado.
Apesar da tristeza natural da despedida, recordo-me de A. orando, pedindo a Deus que outras crianças também pudessem conhecer os amarelinhos* para que eles as ensinássem sobre Jesus.

Aqui estou eu agora contando a você este relato e pedindo para que levante seus olhos e perceba ao seu redor quantas crianças precisam conhecer a Jesus.
Quero desafiar você a assumir o compromisso de evangelizar e discipular cada criança em solo brasileiro.
Esta não é uma tarefa fácil, mas se você estiver convicto de que vale a pena investir tempo em oração, talentos e recursos na evangelização do nosso povo, certamente não perderemos esta geração, mas levaremos a Jesus aqueles que tem pela frente a vida toda para servi-lo.
Junte-se a nós neste desafio!
Vamos levar as crianças do Brasil para Jesus!
Nosso desafio agora é desenvolver estratégias que visem alcançar as crianças do nosso país.
Mas não dá pra fazer isso sem seu envolvimento.
As crianças do Brasil precisam que você Seja Luz e anuncie a elas que há um Deus no céu Todo Poderoso, que ama a cada uma delas e está de braços abertos para recebê-las.
Vamos levar Crianças para Jesus!

* - Os voluntários em alguns lugares onde acontecem as Trans são conhecidos por este nome por causa da cor da camisa que usam durante o projeto.

Um abraço,


Miss. Jaqueline de C. A. da Hora Santos

Arquivo do blog